Últimas Notícias


More

Navio inclina e causa pânico em alto-mar

Posted by : RECEITAS DA TIA NICE on : 14 de dez. de 2013 0 comments
RECEITAS DA TIA NICE
Saved under :

Os passageiros que realizavam um cruzeiro entre o Recife e o Rio viveram momentos de pânico, na última quarta-feira, por volta das 14h. Uma hora após fazer uma escala em Salvador, o navio Zenith, pertencente ao grupo espanhol Pullmantur, sofreu uma brusca inclinação até o momento não totalmente explicada. Depois do incidente, os passageiros ainda ficaram a bordo por mais um dia e meio, até desembarcarem no Rio, na manhã de ontem.

“Foi a pior sensação da minha vida”, relembra a assistente administrativa Marilana Vitorino, 25 anos. Logo que o navio zarpou do porto de Salvador, ela resolveu descansar um pouco. “Estava sozinha na cabine, no quarto andar do navio, e acordei com um barulho terrível. Minha cama estava totalmente inclinada, praticamente em pé, e só não caí porque consegui me segurar. As gavetas das cômodas abriram, os pertences caíram no chão, o xampu desabou no banheiro”, conta. Quando saiu do quarto, ela descobriu que as janelas das cabines situadas no lado oposto, no mesmo andar, tinham ficado embaixo d’água, e só não foram invadidas pelo mar porque o navio é lacrado.

Outra turista que estava no Zenith, a professora Maria Peixoto, 32 anos, diz que o clima foi de horror. Grávida de três meses, Maria estava sentada num barzinho na parte traseira da embarcação, junto com o marido e alguns amigos. “De repente, o navio começou a inclinar. As pessoas gritavam, ninguém sabia o que fazer. Era muita gente correndo para procurar coletes salva-vida, cena de Titanic mesmo. Os funcionários pediam calma, mas não tinham a fisionomia normal.”

Segundo Maria, o Zenith ficou inclinado por cerca de cinco minutos. A água da piscina entornou completamente, alagando o recinto, itens do free shop e pratos do refeitório caíram no chão. Quase uma hora depois, o comandante anunciou, pelo sistema de som, que tudo estava sob controle e que a causa do problema teria sido uma falha técnica na passagem do piloto automático para o manual. “Não sei dizer se há feridos, mas algumas senhoras idosas tiveram picos de pressão e foram socorridas”, relata.


O Zenith tem bandeira das Bahamas e foi construído em 1992. Tem 11 andares e capacidade para 1.828 passageiros e 620 tripulantes, e do Rio deverá seguir até o Uruguai. O escritório brasileiro do grupo Pullmantur foi contactado para fornecer explicação sobre o ocorrido, mas não deu retorno até a noite de sexta-feira (14).